• Câmara de Guarujá aprova projeto que prevê direito a meia-entrada em eventos para doadores de sangue



    Projeto de lei segue agora para análise do prefeito Válter Suman (PSB). Câmara de Guarujá aprova projeto que prevê direito a meia-entrada em eventos para doadores de sangue Câmara Municipal de Guarujá O plenário da Câmara Municipal de Guarujá aprovou, por unanimidade de votos, o projeto de lei que prevê emissão de carteirinha que garante 50% de desconto em atrações culturais e esportivas para quem faz, no mínimo, três doações de sangue por ano. O projeto segue agora para análise do prefeito Válter Suman (PSB). O Projeto de Lei 152/2019 é de autoria do vereador Naldo Perequê (Cidadania). Se sancionado pelo prefeito, torna-se lei e entra em vigor a partir da data de publicação no Diário Oficial do Município. Para ter acesso ao benefício, o doador terá que comprovar ter feito, pelo menos, três coletas de sangue no período de 12 meses. Os doadores regulares receberão da Prefeitura um documento que dará direito a 50% de desconto estabelecimentos que realizem espetáculos musicais, artísticos, circenses, teatrais, cinematográficos, bem como em feiras, pontos turísticos, estádios, atividades sociais sociais, recreativas, culturais, esportivas e quaisquer outras que ofereçam lazer, cultura e entretenimento. O autor da proposta defende a necessidade de políticas públicas que estimulem as doações de sangue. Segundo ele, o Brasil conta com uma taxa baixa de doadores, que não chega a 2% da população, sendo que o ideal seria atingir de 3,5% a 5%. Portanto, caberia ao Poder Público adotar ações que garantam o crescimento dessa taxa.
  • VÍDEOS: Jornal da Tribuna 2ª Edição de quarta-feira, 18 de setembro



    Assista aos vídeos do telejornal com as notícias da Baixada Santista e do Vale do Ribeira. Assista aos vídeos do telejornal com as notícias da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.
  • Câmara de Itanhaém aprova proibição do uso de cerol e linha chilena em pipas



    Projeto de Lei 50/2019, apresentado pelo vereador Peterson Gonzaga (DEM), proíbe o uso de materiais cortantes e aplicação de multa a quem for flagrado com cerol e linha chilena. Câmara de Itanhaém votou proibição ao uso de cerol, linha chilena e outros materiais cortantes em pipas e papagaios Divulgação/Câmara Municipal de Itanhaém A Câmara de Vereadores de Itanhaém, no litoral de São Paulo, aprovou o Projeto de Lei 50/2019, que proíbe a utilização e o fornecimento de cerol, linhas chilenas e outros artefatos cortantes aplicados a pipas, papagaios e semelhantes. A votação única do texto aconteceu na última segunda-feira (16), durante a 100ª Sessão Ordinária da Câmara. O projeto, apresentado pelo vereador Peterson Gonzaga Dias (DEM), ainda prevê multa de R$ 3.550 para quem for flagrado com os materiais, valor que pode ser dobrado em caso de reincidência. O texto descreve como cerol as linhas de pipa em que foram aplicadas uma mistura de vidro moído e cola e as linhas chilenas que foram enceradas com quartzo moído, algodão e óxido de alumínio. O vereador justificou que é papel da prefeitura regulamentar o uso dos materiais. Aprovado pela Câmara em discussão única, o Projeto de Lei segue para sanção ou veto da prefeitura. Caso seja aprovado pela administração municipal, o texto torna-se Lei e passa a valer a partir da data de sua publicação no Diário Oficial de Itanhaém.
  • 'Vidente do amor' é alvo de fiscalização e tem cartazes recolhidos das ruas de Santos, SP



    Prefeitura de Santos já recebeu 191 reclamações sobre propagandas afixadas em postes. Prefeitura de Santos recolheu mais de 30 banners com propaganda irregular Divulgação/Prefeitura de Santos Mais de 40 banners fixados em postes de iluminação de Santos, no litoral de São Paulo, foram retirados pela Administração Municipal por conterem publicidade irregular, anunciando diversos serviços de uma 'vidente do amor'. Nos últimos anos, 'videntes' foram multados em milhares de reais por espalharem cartazes pela cidade e também por conta da poluição visual. A Prefeitura de Santos iniciou a retirada na última segunda-feira (16). Com os dizeres 'Trago o seu amor de volta', 'Vidente dos famosos', 'União de casais' e 'Amarração definitiva', os cartazes foram espalhados em diversas vias dos bairros Gonzaga, Encruzilhada e Centro, entre outros. Nesta quarta-feira (18), equipes da Subprefeitura da Orla e Zona Intermediária prosseguem na remoção do material em ruas da Ponta da Praia, Aparecida, Boqueirão e Embaré. A ação atende a registros feitos por moradores pelos canais da Ouvidoria, Transparência e Controle. Prefeitura de Santos recolheu mais de 30 banners com propaganda irregular Divulgação/Prefeitura de Santos A colagem ou afixação adesiva de qualquer material de propaganda nos postes de iluminação pública e nos equipamentos públicos urbanos é proibida, de acordo com a lei complementar 536/2005. A legislação prevê multa de mil reais, que será aplicada em dobro a cada reincidência. Desde 2015, a Prefeitura já recebeu 191 reclamações sobre propagandas irregulares em postes. Quanto às denúncias relacionadas com os termos 'trago seu amor de volta' e 'cartomante', foram 46. Denúncias podem ser feitas na Guarda Municipal (telefone 153) e na Ouvidoria, Transparência e Controle pelo 162, ou pessoalmente, na Praça Mauá, s/nº, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
  • Ponte sobre o Rio Abobral, no Vale do Ribeira, é liberada para o tráfego


    Equipamento estava em obras desde o dia 9 de setembro e foi restaurado. A ponte sobre o Rio Abobral, na altura do km 64 da Rodovia Benedito Pascoal de França (SP-165) entre as cidades de Sete Barras e Eldorado, no interior de São Paulo, foi totalmente liberada para o tráfego de veículos na tarde desta terça-feira (17), segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A equipe de conservação rodoviária, responsável pela obra, executou os serviços de restauração da ponte em madeira. Foram trocadas as longarinas e os perfis de madeira, que servem de pilares. A ponte estava interditada desde o dia 9 de setembro. Durante o período de obras, o tráfego estava sendo desviado para a Estrada Municipal do Conchal Branco.